Páginas

Translate

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

A HUMILHAÇÃO DE ANA E O NASCIMENTO DE SAMUEL

    Estava vendo um versiculo da Biblia, e o que me chamou a atenção, foi o de 1ª Samuel Capitulo 1, versiculo 1 em diante. Esta passagem conta a história de Ana, mulher de Elcana, filho Jeroão, filho de Eliú, filho de Toú, filho de Zufe, efraimita. Elcana tinha duas mulheres: Ana e Penina.

   Penina tinha filhos, mas Ana não tinha, pois o Senhor tinha a tornado estéril. O primeiro elemento que deparamos ao ler esse texto é a HUMILHAÇÃO. Mas o que é a humilhação? Humilhação é quando uma pessoa que possui um objeto ou uma virtude e fica se gabando perante a outra por causa desse objeto ou dessa virtude, como por exemplo: Eu compro um carro sabendo que você não tem nem condições de comprar uma bicicleta, eu te mostro o meu carro e fico tirando sarro porque eu tenho um carro e você não tem condições de comprar uma bicicleta e é obrigado a andar de a pé. Isso é Humilhação da carne. Existe outro tipo de humilhação que aquela em que o crente se humilha perante de Deus em oração. Este tipo de humilhação não tem problema, mas o outro tipo de humilhação é fatal.

  Neste caso, vemos que Penina humilhava Ana por ela ter filhos e Ana ter sido estéril. A Biblia Diz que Penina a provocava muito com irritações e aquilo tudo machucava o coração de Ana, pois quando uma pessoa é humilhada, o primeiro pensamento que vem à mente é o COMPLEXO DE INFERIORIDADE e uma pessoa que tem complexo de inferioridade, ela se sente menor, ela fica pensando: Porque que todo mundo tem e eu não tenho, porque que todo mundo é e eu não sou. Esse é o complexo de inferioridade que o inimigo tenta colocar na mente das pessoas.

   Quando Ana ouvia aquilo tudo, penso eu que aquilo descia rasgando ao coração de Ana. A Biblia diz que Ana chorava e não comia, pois quando uma pessoa tem complexo de inferioridade, a primeira coisa que vem ao coração é TRISTEZA, pois uma pessoa com complexo de inferioridade, ela fica triste, com o coração doendo, uma dor profunda na alma.

   Mas uma coisa que Penina não sabia era que aquela mulher era de oração, era rabisco, era mulher de se quebrantar diante do Senhor, era varoa, era que nem essas mulheres do círculo de oração, essas mulheres que oram no monte, essas mulheres que levantam bem cedo e que não perdem uma consagração, não perdem um culto de oração. Ana então, decide ir até o templo do Senhor e se humilha, se quebranta diante do altar do Senhor e ali decide fazer um voto ao Senhor dos Exércitos dizendo:  SE O SENHOR SE ATENTAR BENIGNAMENTE PARA A FILIAÇÃO DE TUA SERVA SE LEMBRAR DE MIM, E NÃO SE ESQUECER DE DAR UM FILHO VARÃO À TUA SERVA, EU DAREI AO SENHOR  POR TODOS OS DIAS DE SUA VIDA, E NUNCA SERÁ PASSARÁ A NAVALHA NA SUA CABEÇA.

   A alma de Ana estava tão amargurada que da sua boca não saia o som das palavras, era só com o mexer dos lábios. Anba só falava com Deus no coração. Qaundo Eli viu isto, Eli pensou que Ana estava embriagada. Imagino eu que Eli chegou - se para perto de Ana e disse: ATÉ QUANDO ESTARÁS EMBRIAGADA? AFASTA DE TI O VINHO. Ana porem disse: NÃO, MEU SENHOR! É QUE EU ESTOU MUITO ATRIBULADA DE ESPÍRITO, NÃO BEBI VINHO E NEM UM TIPO DE BEBIDA FORTE, SOMENTE TENHO DERRAMADO A MINHA ALMA PERANTE O SENHOR.

    Eli disse: VAI EM PAZ E QUE O DEUS DE ISRAEL TE CONCEDA O QUE TU PEDISTE. A Biblia diz que depois que Ana derramou - se perante o Senhor, o seu rosto já não estava triste. Tempos depois, o tempo de Deus chega na vida de Ana, ela engravida e dá a luz à Samuel, menino ungido, profeta do Senhor. Eu imagino que, quando Penina recebeu a notícia que Ana tinha dado à luz à um filho, eu imagino que que ela ficou com a boca aberta, pois quando Deus levanta o humilhado, causa espanto ao humilhador, quem humilhou fica espantado de cabelo em pé, e as  vezes com ira.

  Eu imagino Penina falando: MAS NÃO ERA AQUELA QUE ERA ESTÉRIL E AGORA TEM UM FILHO? NÃO ERA AQUELA QUE EU VIVIA HUMILHANDO E AGORA EU VEJO ELA COM UM MENINO NOS BRAÇOS, MAS O QUE ACONTECEU? Imagino alguem chegando- se à ela e dizendo:  É ELA SIM, É QUE ELA RESOLVEU SE QUEBRANTAR AO SENHOR  E ELE OUVIU A ORAÇÃO DELA E RESOLVEU DAR A ELA UM FILHO.
   E olha que Samuel não era qualquer um não, Samuel era profeta de Deus, que foi usado para ungir Davi como rei de Israel, e segundo alguns pregadores, Samuel ouvia a voz do Senhor desde criança.
  
    Nós nunca deveremos humilhar alguem por alguma coisa ou virtude, você nunca deve humilhar alguem por causa do seu carro ou de sua casa, pois vai que ele amanheça com um carro na garagem muito melhor do que o seu, vai que um dia ele amanheça morando numa casa muito melhor do que a sua. Nunca deveremos humilhar alguem por causa de uma posição, pois vai que Deus resolva colocar ela numa posição melhor do que a sua. Nós sempre devemos nos alegrar com a vitória dos outros e tambem em caso de tribulação, pois a VITÓRIA DE UM IRMÃO NOSSO É A NOSSA VITÓRTA

14 comentários:

  1. mt lindaa historia!! eu aprendi mt com esse resumo ;D
    deus abençoe td's vc's s2

    ResponderExcluir
  2. Eu também gostei muito.eu estou passando pela mesmo problema que Ana,
    Mas vou esperar no Senhor.eu sei que não me esqueceu. eu vou ser mãe....
    Que deus abençoe todos que ler essa mensagem.......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amem irmã bruna eu eu creio no deus do ipossivel, e pode ser que hoje voce ja esteja com o seu filho no colo, Deus abençoe

      Excluir
  3. Muito bom o resumo,abriu mais a minha mente para oque eu precisava. consegui entender.

    ResponderExcluir
  4. Ana foi humilhada mas também exaltada talvez nem penina esperava.e conosco não é diferente o inimigo de nossas almas sempre prepara um dos seus para nos humilhar mas ele não perde por esperar porque os humilhados serão exaltados por Deus.

    ResponderExcluir
  5. Bruna, Tenha fé ! Se ele der ou não, saiba que tudo tem o seu tempo e que Deus sabe de todas as coisas, não murmure e nem se afaste do caminho do senhor por motivo nenhum. Oque Deus fizer, Adore e glorifique o seu nome! Que a Paz do Senhor esteja com todos!

    ResponderExcluir
  6. Por quantos anos Ana spfreu assim algiem pode me explicar???

    ResponderExcluir
  7. Eu tbm estou passando tudo que Ana passou , Mais eu creio que o meu tempo de cantar ,vai chegar na fé de Deus pq quem me fez a promessa moa foi o homem é sim Deus, Deus não é o filho que minta e nem filho para que se areepnda , Tou aguardando com paciência , eu creio que eu vou segurar o meu lindo presente 🙌🤰meu sonho de ser mãe Deus vai conceder o desejo do meu coração

    ResponderExcluir
  8. Esperarei no Senhor Jesus Cristo com paciência pq ele concederá o desejo do meu coração e realizá o meu sonho

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito desse resumo esta mim ajudando muito a entender mais s9bre a bíblia

    ResponderExcluir
  10. Eu to passando pelo o mesmo que Ana, tem peninas em minha vida,mais Deus vai ser meu advogado 🙏🏻

    ResponderExcluir

Seguidores

VISITANTES DO BLOG

TWITTER

Follow Matheusmgsslva on Twitter