Páginas

Translate

terça-feira, 6 de março de 2012

CARACTERÍSTICAS DA PERSONALIDADE DE JÓ

TEXTO ÀURIO: Jó 1: 1 ao 3 e do 6 ao 12.

Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal.
E nasceram-lhe sete filhos e três filhas.
E o seu gado era de sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas; eram também muitíssimos os servos a seu serviço, de maneira que este homem era maior do que todos os do oriente. 
Jó 1:1-3


E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles.
Então o SENHOR disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao SENHOR, e disse: De rodear a terra, e passear por ela.
E disse o SENHOR a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal.
Então respondeu Satanás ao SENHOR, e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde?
Porventura tu não cercaste de sebe, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado se tem aumentado na terra.
Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face.
E disse o SENHOR a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do SENHOR. 


  A Bíblia conta, no livro de Jó, a história de um home  chamado Jó. Por certo, você já ouviu falar nele, pois muitos pregadores falam à respeito deste homem. Mas nesta feita, eu quero falar sobre algumas características da personalidade de Jó. No dia de ontem, na minha meditação bíblica que sempre faço todos os dias, ao ler alguns versículos do livro de Jó, o Senhor Deus colocou no meu coração esta mensagem e eu então orei para que ele confirmasse e que ele falasse ao coração dos irmãos.

 No capítulo 1, logo no início, a Bíblia já começa falando algumas características desse personagem. Jó era o homem mais rico que havia no Oriente, mas ele possuía uma coisa em comum: era íntegro, reto, temente à Deus e se desviava. Certo dia, os filhos de Deus vieram se apresentar diante do Senhor e Satanás  foi no meio deles. m Jó capitulo 1, verso 8, Deus disse a Satanás:"Observaste meu servo Jó? porque não há ninguém na terra como ele, homem integro, reto, temente à Deus e se desvia do mal. Satanás então disse: "Olha Deus, ele só está temendo ao Senhor porque o fez prosperar grandemente, mas toca em tudo o que ele tem e verás se ele não blasfema contra ti. Deus disse "is que eu entrego tudo que ele tem, mas não estendas a mão contra ele.

 O objetivo do Diabo era fazer com que Jó pecasse, com que Jó blasfemasse contra Deus, pois o inimigo sabe que a blasfêmea contra Deus é um pecado imperdoável e ele também sabia que com esse pecado, ele afastaria Jó da presença de Deus, pois o inimigo é assim: quanto mais você estiver na casa de Deus, servindo ao Senhor, mais ele vai te tentar fazer você se separar da presença de Deus. O senhor então entrega a Satanás o que Jó possuía, para ver se ele realmente tinha fé em Deus e é aí que eu aprendo uma lição: as vezes, Deus permite que nós passemos por uma situação difícil para ver se nós temos realmente fé nele, ou se somos simplesmente "carregadores de Bíblia" igual muita gente por aí. 


  Nós podemos perceber algumas perdas que Jó teve:


1 - PERDA MATERIAL (JÓ 1: 14 AO 17). A Bíblia diz que um mensageiro veio à Jó e disse: "Os bois lavraram e as ovelhas passeavam junto à eles e lançaram sobre eles os sabeus e os tomaram", outro servo também chega e diz: "O fogo de Deus desceu do céu e feriu as ovelhas e os servos" e outro servo também chega e diz: "Olha, os caldeus se dividiram em três bandos e pegaram os camelos e mataram os servos ao fio da espada e somente eu fiquei.

 Todos os bens que Jó tinha, ele perdeu. E não é somente isso. Quando os sabeus e os caldeus vieram, além de pegarem seus animais, eles também mataram os seus servos, ou seja, além de ficar sem os seus bens, Jó também ficou sem alguns de seus servos.

2 - PERDA FAMILIAR (JÓ 1:19) A Bíblia diz em Jó 1:18, que eu servo se chegou à Jó e disse: "Teus filhos e tuas filhas estavam comendo e bebendo vinha na casa do seu irmão mais velho, e um grande vento veio da banda do deserto, e esse vento atingiu os quatro cantos da casa e ela caiu em cima dos rapazes e eles morreram e só eu escapei pra te dizer".

3 - PERDA DA SUA SAÚDE (JÓ 2:7) A Bíblia diz no capítulo 2, verso 7, que Satanás feriu Jó com ulceras malignas. Aqui vai uma relação das doenças de Jó:

Jó 3:24 -  Ele tinha dificuldade de comer
Jó 7: 5 - Vermes formavam e saltavam do corpo dele
Jó 9: 18- Jó tinha uma dificuldade para respirar
Jó 16: 16 - A visão dele ficou escura
Jó 19: 17 - Ele tinha um mau hálito terrível
Jó 19: 20 - Ele perdia peso
Jó  30:30 Jó convivia com uma febre alta

 Mas com tudo isso, ele não parava de ter sua fé. Quando jó acaba de perder tudo, no final do capítulo 1, eu imagino que Jó estava angustiado, agonizando a perda de seus filhos, mas é nesta hora que nós percebemos a primeira característica da personalidade de Jó, que é essa:

1 - JÓ ADORA À DEUS EM MEIO À TEMPESTADE


 Amado, tenha certeza de uma coisa: é no meio da luta que Deus quer ouvir o teu louvor. É no meio dessa tempestade que você está passando, que Deus quer ouvir a tua adoração. Jó tinha tudo pra desistir e dizer: "Porque isso está acontecendo comigo?", mas não. Ele perde quase tudo, mas em Jó capitulo 1, verso 20, que ele rasgou o manto, raspou a cabeça, lançou-se em terra e ADOROU.

 Ultimamente, nós vemos por aí, crentes que só querem glorificar à Deus quando estão com dinheiro no bolso, só vão à igreja quando estão bem de vida, mas quando vem a luta, eles desanimam e alguns até se afastam dos caminhos do Senhor, mas é na prova que Deus quer ouvir o teu louvor, a  tua adoração. Então amado, nesta prova mesmo que você está passando, adore à ele.

2 -MESMO EM MEIO À PROVAÇÕES, JÓ AINDA TEME Á DEUS.

  A palavra temor no dicionário está definida como: "sentimento respeitoso e zelo". Alguns pregadores dizem que, quando você fala que tem temor à Deus, é o mesmo que dizer que você tem reverencia à Ele. No capitulo 2e no versículo 8, Jó estava se coçando com um caco de telha, e a sua mulher veio e disse: "Você ainda é sincero? Amaldiçoa teu Deus e morre.

 Amado, quando você estiver na maior luta, Satanás sempre vai assoprar alguma coisa no teu ouvido, pra fazer você pecar. Quando a mulher de Jó disse isto, a Bíblia diz que ele pegou e disse: "Como falas qualquer doida mulher; receberíamos o bem de Deus e não o mal? E em tudo isso, Jó não pecou com tuas palavra.



3 - NA EXTREMA SITUAÇÃO QUE JÓ ESTAVA, ELE NÃO DEIXOU DE TER FÉ.

 A Bíblia diz em Hebreus 11: 1 que a fé e o firme fundamento das coisas que se esperas e aprova das coisas que não se vêem. E nenhuma parte do livro de Jó, ele deixou de ter fé em Deus. Amado, quando você estiver passando por uma luta, tenha fé em Deus. Jesus disse em Mateus 17:20 que se nós tivermos fé como um grão de mostarda, nós diremos à um monte para ele se mover e ele se moverá. Eu compreendo nesse texto que, quando Jesus fala em monte, ele não se refere à uma montanha de terra, mas o monte a qual ele se refere no texto é o monte que está te impedindo de conquistar vitórias, e esse monte vai ter que se mover, é só ter fé.

4 - DEUS MUDOU O CATIVEIRO DE JÓ QUANDO ELE ORAVA PELOS SEUS AMIGOS


  Você ora pelos seus amigos? Os amigos de Jó os abandonaram, mas ele mesmo assim orou por eles e mais, Deus fez cada amigo voltar para Jó. A Bíblia diz que Deus mudou o cativeiro de Jó quando ele estava orando por seus amigos e abençoou Jó mais do que o primeiro estado dele. Sabe aqueles amigos que te abandonaram? Ore por eles. Sabe aqueles amigos que só te abraçam quando você está bem de vida? Ore por eles, pois Deus vai fazer com que eles voltem.

 Depois que a fé de Jó foi provada e aprovada, Deus mudou o cativeiro de Jó e o abençoou mais do que o primeiro estado dele. Desta vez eu trouxe a vocês, um ensino bíblico simples, mas mesmo assim, eu espero que Deus tenha falado ao teu coração.

 Amado, nessa luta que você está passando, tenha fé, não desista, seja que nem Jó, adore à Deus em meio à essa tempestade que você está passando, continue na presença de Deus, pois a sua vitória virá.

15 comentários:

  1. AMÉM;
    PODE TER CERTEZA QUEESSAS PALAVRAS TOCARAM NO MEU CORAÇÃO QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO VCS FIQUEM NA PAZ DO SENHOR!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. parabéns uma pregação maravilhosaa a paz DEUS abençoa bjuss

    ResponderExcluir
  3. Texto maravilhoso, Que Deus continue te abençoando, usarei esse texto como base para uma ministração que farei. Glórias a Deus.

    ResponderExcluir
  4. Glórias a Deus,a história de Jó e um exemplo para cada um de nós.

    ResponderExcluir
  5. Jó é um dos maiores exemplos de fé e perseverança na vida de todo cristão!!! A montanha que ensiti vai cai
    r e se desfazer pela fé que tenho,em Cristo Jesus de Nazaré.

    ResponderExcluir
  6. Me abençoou tremendamente. Meu sofre e minha luta e na alma. Vou louva ao senhor. Isso vai passa. Em nome de Jesus

    ResponderExcluir
  7. DEUS ABENÇOE SUA VIDA MEU AMADO LINDAS PALAVRAS

    ResponderExcluir

Seguidores

VISITANTES DO BLOG

TWITTER

Follow Matheusmgsslva on Twitter